NOTA DE APOIO A INDICAÇÃO DO IPP RAFAEL VELASCO BRANDANI À SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

0
154

O SINDICATO DOS POLICIAIS PENAIS DO ESTADO DO MARANHÃO, através de sua presidência, manifesta total apoio ao Inspetor de Polícia Penal RAFAEL VELASCO BRANDANI, indicado ao cargo de Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça.

Rafael Velasco atualmente ocupa o cargo de Subsecretário de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão. Policial Penal desde 2017, tem experiência de gestão na SEAP-MA e na mesma pasta em Minas Gerais. Sua atuação modelo, juntamente com o atual Secretário da SEAP Murilo Andrade, tem sido referência em modelo de gestão no
Brasil, com atuação pautada na ressocialização e defesa dos direitos humanos, onde transformou um cenário de barbárie em modelo de Politica Penal.

A Política Penal, hodiernamente, é um assunto importante da segurança pública, sendo que a experiência e expertise do IPP Rafael Velasco irá ser um divisor de águas no controle da segurança e promoção dos direitos humanos, através de programas de ressocialização que tem sido sucesso no Maranhão, combatendo o modelo simples e desgastado de ergástulo que apenas tem contribuído para o aumento da criminalidade.

Na pauta legislativa, IPP Rafael Velasco, contribuiu fortemente para aprovação da PEC da Polícia Penal no Maranhão e confecção da lei orgânica 11.342/20, que organiza e estrutura o cargo de Policia Penal e o sistema penitenciário. Assim, o IPP Rafael Velasco possui todos os requisitos teóricos e empíricos para fazer uma boa gestão de união e reconstrução frente aquela Secretaria.

Destarte, o SINPPEM-MA faz eco a brilhante escolha, desejando sucesso na nova gestão e na expectativa de uma administração alinhada as práticas refinadas de segurança e política penal, deixamos nossos votos de estima, consideração e respeito.

São Luis, 27 de dezembro de 2022.

A DIRETORIA DO SINPPEM-MA